O verão está ai e não dá pra relaxar nos cuidados e quando digo cuidados com o verão, não é só estética não viu, muitas coisas estão envolvidas nisso e nesse verão algo tão importante quanto ao protetor solar é o repelente, atenção redobrada principalmente para quem viaja para o Sudeste e o Nordeste, são as regiões com maior número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Sei que o calor é grande e que as vezes nem pensamos no melhor horário para se refrescar, mas temos que ficar espertos, evite sair nos horários em que o sol estiver mais fortes, das 10h ás 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.
Use filtro solar, sem moderação.Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.Prefira uma alimentação leve e saudável: frutas, saladas, sempre bem vindo um sorvetinho para refrescar.Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido, não espero a sede bater na porta, boa sugestão é também a água de cocoUse roupas fresquinhas, de tecidos leves e claros. Transpirar demais pode ser um problemaUma ótima sugestão é acrescentar chapéus ao look, assim ele protege a cabeça e o rosto do sol.Use óculos escuros com proteção ultravioleta, o sol pode causar lesões irreversíveis como queimaduras da córnea e da retina.Refresque o corpo procure locais com ar condicionado, como o shopping, mercados, entre outros… assim você dará um alívio ao seu corpo, se puder para ficar ainda melhor, lave o rosto, braços, nuca, mãos, dê um mergulho na piscina ou no mar, tome uma ducha fria. Cuidado redobrado com bebês, crianças, idosos e pessoas doentes (especialmente cardíacos e pessoas com pressão alta).Cuidados com o verão para quem usa lente de contato
Quem usa lentes de contato precisa ter cuidado redobrado, o ideal é sempre tirar antes de ir a praia ou piscina, evitar levar as mãos aos olhos. O excesso de cloro e sujeira, oferecem grandes riscos de contaminação. Cuidados com o verão na praia, pois tem muito vento e maresia, além da oleosidade da pele, o uso de protetores solares e suor do nosso corpo, são fatores preocupantes.Outras dicas:
O oftalmologista José Rodrigues afirma que é preciso ter uma precaução extra com a conjuntivite. “É uma inflamação que já costuma ser mais frequente no verão, porque o calor e a umidade facilitam a proliferação de vírus e bactérias. Mas, este ano, ainda tem a ameaça da zika e da chicungunya, que também podem desenvolver o quadro. E nunca se automedicar. Muitas pessoas não levam os colírios à sério, mas eles são medicamentos como quaisquer outros, contendo muitas substâncias que precisam de orientação médica, como antibióticos. Usar um colírio errado pode até piorar a situação”, orienta Rodrigues.Espero que com essas dicas todos possam aproveitar com moderação o verão, sigam as dicas e tudo vai dar certo. 😀
Um super beijão,
Mihˆˆ