E aí pessoal, como é que vocês estão?
Hoje nós vamos continuar aqui essa sequência de assunto que ajuda sua amiga, a papeleira que está começando aí, está meio perdidinha nesse universo. Hoje eu vim te contar aí os principais equipamentos que você precisa, né, entender, começar a estudar. A gente está estudando, né, sobre o universo da papelaria e hoje nós vamos falar sobre os equipamentos necessários aí para você trabalhar com papelaria artesanal. Está preparada? Então vem comigo que eu vou te contar tudo sem mistério.
Vamos lá!
O primeiro equipamento aqui da nossa lista, não tem como começar uma lista aí de equipamentos sem começar primeiro pelo computador, né gente? Ai, mas eu não tenho um computador, só tenho um notebook. Serve? também! Ai, mas eu não tenho um notebook, só tenho um iPad. Serve também! Tenho um tablet. Serve também! O importante é você ter um ali, um aparelho para te ajudar, né, a você trabalhar com as suas artes, a você enviar suas artes para gráfico, enfim, toda essa questão aí que a gente precisa de organização num computador. Então é muito necessário que você tenha um computador.
Outro item também que eu acho que é muito importante você ter é uma boa impressora. Eu tenho uma impressora que não é a melhor, tá gente? Ela é bem antiguinha, bem velhinha, mas eu amo a impressão que ela faz. Não é tão rápida assim, que tem impressoras mais rápidas, mas pra mim, pra o meu uso, ela é perfeita. Tem gente que tem aquelas impressoras que você imprime só em preto mesmo. Também é muito útil, se você for trabalhar aí com… enviar trabalhos para gráfico e tudo, não tem… não vejo muita necessidade de você investir em uma impressora cara. Você basta ter uma impressorinha ali pra imprimir em preto mesmo, que aí você pode imprimir as suas notinhas, os endereços das pessoas pra colocar ali nas suas encomendas, imprimir um teste, né? É sempre muito importante você fazer teste das coisas. Então, é sempre importante, sempre falo pra você ter pelo menos uma impressorinha aí mais basiquinha, mas ela é necessária. Agora eu vou falar sobre alguns equipamentos aí que, né, de papelaria, que eu acho que são também muito importantes. Não quer dizer que você precisa sair comprando tudo que nem a louca da papelaria, que nem eu.
Mas é muito importante você conhecer os equipamentos, saber o que eles podem te ajudar e como eles podem te ajudar, porque dependendo aí da sua demanda, você pode ir colocando na sua listinha aí de compra. Eu tenho ainda vários, tá? Aqui entre nós, que tá na minha listinha ali pra comprar. Tipo máquina de fazer boton, não sei pra quê, mas eu quero. Não julgue a pessoa que quer ter alguma coisa, porque ela acha que vai ser mais útil pra ela ali, quando ela comprar, vai ser útil pra ela, ou não. Mas vamos lá, vamos voltar aqui com o vídeo, porque tem muita coisa que eu quero falar aqui pra vocês, então eu quero fazer desses vídeos mais rapidinhos, tá? Então deixa aqui nos comentários também, se você tem alguma dúvida aí.
A Mimo embossing é uma máquina de aplicar relevo nos materiais, eu já falei sobre ela aí no último vídeo, eu acho ela, assim, super versátil, porque você pode… Tanto quem está iniciando aí começar com facas de corte, aí você vai comprando aos poucos várias facas que você vai usando, e aí quando a sua demanda aumenta, né, você pode partir pra um equipamento, como uma plotter de recorte, igual eu falei no vídeo anterior. Eu tenho Cricut Maker, Cricut Explore 2 e 3, e eu tenho a Cricut Joy. Faço vários vídeos pra vocês, então por isso que eu tenho elas, então eu tenho vários vídeos também aqui no canal já falando sobre elas, e elas são profissionais, assim, pra você trabalhar com grande escala, sabe? Então, se você quer fazer cartelas de adesivos, se você quer fazer alguma aplicação de vinil, foil, enfim, várias coisas você pode fazer com elas. Ela é uma máquina aí pra você pensar se a sua demanda já está aumentando, você não está dando conta mais de cortar na mão, com certeza eu já indico você passar pra uma plotter de corte, tá? Mimo stamping também é uma máquina que eu considero, assim, muito necessária pra quem vai trabalhar com papelaria, pra você laminar suas capas, né?
E o que é isso, né? Essa laminação, pra quem tá começando, pode ser que não entenda essas siglas, né, de BOPP, por exemplo. BOPP, ele é uma proteção que a gente aplica na capa do caderno. Capas de caderno aí que a gente vê, né, nas papelarias e tudo, você pode passar um paninho úmido ali na capa, se estiver sujo, e que não vai estragar o papel, né? Se for um papel, diretamente você passar um pano, já era. Essa laminação que a gente usa é justamente pra isso, pra manter o nosso caderno muito mais tempo com ela, que não vai estragar com facilidade, porque tem um plástico ali, ó, protegendo, tá? Então é basicamente isso. E é pra aplicar efeitos metalizados, que é aquele foil, né? Aquele brilho, aquela letra brilhosa que você vê nas capas de agenda, essas coisas assim, você pode aplicar esses efeitos metalizados com a Mimistamping. E a plastificação, né, a gente já sabe, né? Aquelas plastificações de documento, várias coisas que a gente pode fazer, chaveira, enfim, várias coisas com essa plastificação. Tem gente que só tem ela pra trabalhar, pra fazer, né, em grande escala e vender pra papelarias. Então é também uma opção pra você investir só em um equipamento e trabalhar só com ele, e fazer a revenda aí desses trabalhos pra essas papelarias que não têm esse equipamento.
Então vale aí a pena você pensar também nessa questão, né? Outro equipamento que eu acho, assim, super válido também pra você pensar aí com carinho, são encadernadoras, né? Eu tenho aqui, ó, na minha mão literalmente, essa daqui é a MimoBind. Essa aqui, ela é uma encadernadora pequena, portátil, né, da Mimo. Ela é super forte e ela consegue, né, dar conta de fazer uma demanda aí boa. Pra quem tá começando, ela é perfeita, mas pra quem tá com uma demanda um pouco maior, eu já indico vocês terem aquelas encadernadoras profissionais, que eu tenho essas duas. Sobre encadernadoras, tem vários tipos de furos também que você pode investir também. Essa que eu tenho aqui, ó, ele é um furo retangular. A industrial, né, que é bem pesada, bem grande, gente, é um trambolhão. Ela, o furo dela já é quadrado. Aí tem os furos redondos, tem a encadernadora também, a última febre de encadernação é aquelas encadernações de disco. Tem delas também que você pode ver aí no mercado. Então, depende muito do tipo de encadernação que você vai fazer. Esse aqui é um exemplo de um caderninho que eu fiz aqui com essa da MimoBinding. Esses daqui são pequenininhos, mas isso não impede também de fazer projetos maiores.
Todas essas máquinas aqui que eu tô falando da Mimo, a Mimo, por ser parceira aqui do nosso canal, a gente tem um cupom de desconto, vou deixar aqui na descrição, tá? Caso vocês queiram comprar esses equipamentos com desconto, deixar aqui na descrição, tá bom? Eu acho que vale a pena o seu investimento aí, de acordo com a sua demanda, já vai evoluindo, né? Tipo um Pokémon, você vai evoluindo. Se você for trabalhar também, não só com papelaria, eu sou uma pessoa que gosta muito de pensar fora da caixa, então eu gosto muito de ter essas possibilidades de trabalhar com personalizações, sei lá, de camiseta, de short, de moletom, enfim, o que eu quiser. Então eu acho que seria interessante você investir em uma prensa. Essas prensas podem ser aquelas maiores, né, industriais, mas eu também tenho aqui no ateliê, é a EasyPress que me ajuda nesse processo aí. A EasyPress eu tenho essa média e tenho uma pequenininha também, que é a Mini. Essas duas prensas são o que me ajuda assim, minha vida toda, porque eu faço coisas muito legais aqui, tipo né, sessé, personalização de camiseta, enfim, personalizar várias coisas com ela. E aí é lógico, né, que tem uns insumos também que você tem que colocar aí na ponta do lápis e vale a pena o investimento, combinado?
Outra máquina também que é recente chegada aqui, que é a Mug Press. é uma prensa de canecas, né, que você também tem aí a possibilidade de comprar uma outra prensa que é industrial também, que ela é mais pesadinha, né, que você tem que configurar temperatura e tudo. Mas aqui a Mug Press é a que reina nesse ateliê. E além dela ser super lindinha, ela me atende muito pra fazer qualquer tipo de caneca que está ali, ó, dentro das minhas condições de personalizar. É aquela coisa que eu falo, vale a pena você pesquisar os preços, tanto do equipamento quanto dos insumos, pra você ver se cabe no seu bolso e vale a pena você fazer esse investimento, tá? Outro item que recém, esse aqui ó, esse aqui tá quentinho, chegou agora pra mim também, é a Hat Press, que é a prensa de bonés e chapéus da Cricut. Essa prensa é super útil pra quem vai trabalhar aí, né, com costumizações de chapéu, de boné, que também é super legal, né? É um nicho super único, né, que eu acho que poucas pessoas trabalham, então eu queria falar sobre isso aqui também. Inclusive em breve vai sair aqui no canal um vídeo falando sobre nicho, já tem um vídeo falando sobre, né, a escolha do nicho, mas eu vou me adentrar um pouco mais sobre isso, sobre o mercado, as dificuldades que tem, então, pra você pode, que você pode apostar nesse nicho.
Então, vale a pena você olhar isso aí com carinho, né? A gente tá falando sobre equipamentos aí que vão te auxiliar, eu falei sobre vários aqui que eu tenho, que eu possuo, e que eu não tenho também, mas eu dei ali uma palhinha pra vocês, porque é muito importante também a gente conhecer o mercado, né? Mesmo que você não tenha, ou, ai, me, mas você tá falando várias opções, eu preciso comprar tudo, mesmo que você não tenha condições de comprar agora, é muito importante você conhecer os equipamentos que você tem à sua disposição, que pode simplificar e te ajudar aí a sua demanda, sabe? Profissionalizando e simplificando, né? Sendo um pouco mais rápido aí pra, na sua produção, isso é muito importante você conhecer, conhecimento, gente, nunca é demais. Então, tem várias coisas aqui também que eu poderia falar, e eu vou deixar agora a palavra com vocês, deixa aqui nos comentários algum equipamento que eu não falei e que vocês acham assim, que são de extrema necessidade, que quem sabe aí a gente não grava uma parte 2 desse vídeo, né? Porque tem muita coisa nesse mercado. Então deixa aqui nos comentários aquele equipamento que você aí, ó, que você usa muito, que você acha super indispensável, e que eu não falei, você acredita que eu não falei?