Entretenimento, Livros

Leitura de livros em inglês – Dicas

julho 14, 2015

Oiii pessoinhas

A algum tempo eu decidi começar a ler livros em inglês e durante minhas pesquisas sempre via muitas pessoas com medo e cheia de dúvidas sobre o assunto. Coisas como qual livro deve-se ler, como começar a leitura e continuar nela, nível de inglês e como, até mesmo, aprender e melhorar seu inglês são variáveis que conta na hora de começar um livro em outro idioma e preocupa muitas pessoas na hora de encarar a leitura.

Pois bem, estou hoje aqui para ajudá-los dando algumas dicas e falando sobre minha experiências lendo livros em inglês, e no finalzinho ainda vou deixar alguns exemplos de livros com um nível fácil. É sempre bom avisar que é melhor se você já tiver algum conhecimento da língua, mesmo sendo bem básico, para seguir essas regrinhas que eu vou falar, mas se você não souber quase nada da língua, depois eu posso fazer um outro post com algumas dicas mais específicas para esse caso. Vamos lá então:

1- Escolha um gênero literário simples, como por exemplo infanto juvenil (Young adult – YA) ou jovem adulto (new adult), estes geralmente têm uma linguagem bastante fácil e acessível, diferente da maioria dos clássicos, por exemplo, que usam palavras mais incomuns e complicadas, melhor deixar a leituras destes quando ler livros em inglês já estiver mais fácil para você.

2- Dê preferência a um autor que já tenha lido em português, ao optar por um livro que já tenha lido em português será bem mais fácil mas, só de já estar familiarizado com a escrita do autor a leitura descomplica um pouco.  Tente os mais fininhos primeiro também para não ficar cansativo.

3- Depois de escolhido o livro, tente ler o primeiro capítulo para ver se o nível de inglês é compatível com o seu, não adianta ler um livro muito complicado se você não entende nem 30% e não aprende nada, por isso tentar ler um pouco do livro antes de comprar impede que você gaste seu dinheiro (já que livros em outra língua não são tão baratos) em algo que não vai te dar nada além de estresse e desmotivação. *Lembrando que essa dica vale apenas se você realmente não estiver entendendo a história, não vale pegar o livro, não tentar de verdade e apenas desistir, senão nunca vai dar certo 😉

4- Quando tiver certeza de que será aquele livro em inglês o escolhido, nada de ficar traduzindo palavra por palavra, nem no dicionário e muito menos na sua cabeça, tente ler o livro de forma relaxada sem ficar surtando toda vez que uma palavra desconhecida aparecer, continue a leitura, pois pode aparecer outras palavras na frase que, no contexto, ajudará você a descobrir o significado da que você não sabia, assim, além de aproveitar a história, aumentará seu vocabulário e melhorará cada vez mais sua leitura em inglês tornando as próximas leituras mais fáceis.

5- Em alguns casos é necessário usar o dicionário, pois é importante traduzir algumas palavras ou expressões que não sabemos, então ter um tradutor em mãos é bastante útil e ajudará muito, mas de novo, lembrando de não traduzir tudo, só aquelas que realmente não souber, tente pensar em inglês. Aliás em alguns livros, principalmente os YA, contam com gírias e expressões de difícil tradução em dicionários comuns, portanto utilizem o Urban Dictionary, tenho certeza que que ajudará.

6- Não se preocupe se não entender 100% do que está lendo, é completamente normal não entender algumas cenas ou descrições feitas, mas não se desespera e nem sai traduzindo tudo quando notar que não entendeu, isso só deixará a leitura mais lenta e cansativa, voltar no parágrafo ou reler uma frase faz parte da leitura de livros em inglês e mesmo que no primeiro livro você entenda apenas um pouco mais da metade do livro, continue tentando que verá que algum tempo depois você já vai entender até as entrelinhas sem traduzir nada.

7-  Última dica mas, definitivamente não menos importante, não desiste e acredite no seu potencial. No início vai sentir que não vai da certo e que você não vai entender nada mas continue na leitura, seja persistente e verá que já na metade do livro irá se acostumar e a leitura fluirá, claro que não tão rápida quanto em português mas, quando estiver lendo um livro em inglês não se pressione ou leia com pressa, principalmente no primeiro, deixe as coisas mais calmas, tentando ler pelo menos dois capítulos por dia.

Vou deixar algumas dicas de livros em inglês para que vocês possam ler e melhorar e aprender cada vez mais o outro idioma de forma divertida.

Livros-em-inglês-Mih-Pocket

1. Divergent – Veronica Roth
2. Air Head – Meg Cabot
3. Sing me to sleep – Angela Morrison

4. Statistical Probability of love at first sight – Jennifer E. Smith
5. Vampire academy – Richelle Mead
6. Attachments – Rainbow Rowell

Espero que tenham gostado, deixem nos comentário suas experiências e opiniões, vou adorar respondê-los.
Até semana que vem!
Bju
Larissa 😉

 

4

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Edvaldo julho 15, 2015 at 12:47 pm

    e quem não sabe nada em inglès como faz? rsrs. e quem tem preguiça de ler. kkkk
    bjs

    • Larissa Milene
      Reply Larissa Milene julho 17, 2015 at 3:54 am

      kkkk Aí fica difícil né?!
      Inglês dá para aprender rapidinho e a preguiça de ler (que nem devia ter) é só fazer passar rs 😛

      Bju
      Larissa 😉

  • Reply Gabi Trida julho 16, 2015 at 10:39 pm

    Adorei o post e as dicas! Amo ler livros em inglês e tbm concordo que n podemos traduzir palavra por palavra, porque cansa e não aprendemos. Já anotei os livros que você disse 🙂 beijos

    • Larissa Milene
      Reply Larissa Milene julho 17, 2015 at 3:57 am

      Obrigada Gabi, ler livros em inglês é muito bom mesmo, o difícil é só o primeiro depois não para mais rs
      Traduzir palavra por palavra não rola né? O legal é ler o livro do jeito que ele tá, se traduzir é a mesma coisa que ler em português e volte aqui para avisar o que achou dos livros rs 🙂

      Bju
      Larissa 😉

    Leave a Reply