DICAS PARA BLOGUEIRAS - Mídia KitO post de hoje é diferenciado, sobre mídia kit. Vou trazer aqui para o blog algumas DICAS PARA BLOGUEIRAS – Mídia Kit ajudinha básica para o mundo da blogosfera, não que eu seja uma expert, mas o pouco que sei, vou compartilhar com vocês, muitas pessoas me perguntam se é necessário essa ferramenta, eu sempre pergunto. Como você procura emprego? Geralmente as empresas não pedem um curriculum? Então! Para uma blogueira ou blogueiro que escolheu a blogosfera como sua profissão, o mídia kit é o curriculum. Quer saber se é necessário? Com base nas questões abaixo você mesmo me responde.

Afinal, o que é um Mídia Kit?
Conforme na descrição acima, o Mídia kit é uma ferramenta poderosíssima de um blogueiro profissional, é nela que você vai colocar as características do seu blog, suas estatísticas e a forma com que você poderá ajudar uma empresa, que será sua futura parceira.

Existe uma ordem ou um padrão de mídia kit?
Ordem e padrão não existem! Mas existem informações primordiais que não podem ficar de fora e é bom ter uma organização, por exemplo: você pode falar de você, mas NADA pessoal, como informações de casamento, se possui algum pet, viagens, entre outras coisas pessoais. O Mídia kit deve conter informações de trabalhos, de experiência profissional, como um curriculum. A ordem que usei foi falar um pouco do meu perfil e depois o perfil e números do meu blog, fechando o Mídia kit com informações das minhas redes sociais.

O que é necessário no Mídia kit?
No geral, os números são a base de um mídia kit, portanto, nunca minta os números do seu blog, fale a quantidade de leitores, os números de inscritos em todas as redes sociais, se vc já saiu em alguma mídia, como revista, jornal ou TV. Mostre também os seus parceiros e o que você pode ajudar seus futuros parceiros.

Onde procurar conteúdo para preencher seu Mídia kit?
Se o seu blog usa a plataforma do Blogger ou WordPress, o ideal mesmo é gerenciar tudo pelo Google Analytics, lá você encontra todas as informações que são de extrema importância, como quantidades de acessos únicos, faixa etária, tipo de publico, podemos fazer comparativos de acessos mensais, enfim, super recomendo. Vou deixar um link aqui que explica melhor como cadastrar.

Por onde começar – na pratica?
Depois que conseguir todos os dados é hora de produzir, preze para que o seu Mídia kit seja nos padrões de cores do seu blog, para criar uma identidade legal. Vou colocar abaixo a ordem que fiz no meu, não necessariamente precisa ser seguida mas pode servir de inspiração!

– Capa
Procure simplificar na capa, faça a capa no estilo do topo do seu blog, coloque o nome do seu blog e o ano de divulgação Mídia kit.<!–more–>

– Blogueira
Nesse espaço é reservado para você falar sobre seu trabalho, então, seja profissional. A empresa quer conhecer quem está por trás do blog em questão

Blog
Nesse espaço você vai falar sobre o foco do seu blog, os assuntos que abrange, conte um pouco sobre como foi criar o blog, os seu diferenciais, enfim… Seja profissional!

Estatísticas
Aqui vai os seus números,  tem duas formas de fazer, com os prints das telas do Google Analytics ou você mesmo ir adicionando adicionando os números manualmente. Lembre-se, não minta os números,  antes você informar número pequenos e verdadeiros do que grandes e mentirosos, pois, a empresa pode solicitar o compartilhamento do teu Google Analytics e você irá se queimar!

Anuncie
Essa parte é simples, você irá mostrar quais são os espaços disponíveis para anunciar no seu blog, Conte um pouco sobre as formas de parcerias que existem no seu blog, tipos de resenhas, anúncios, Publieditorial, ídeo, sorteios etc.
Redes sociais
Esse espaço você colocará os números de suas mídias sociais, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube etc. Lembrando que hoje em dia as empresas priorizam muito as redes sociais, pois é a forma de interação mais rápida com os leitores!

Contato
As empresas apreciam quando você coloca seu telefone, isso torna um contato mais pessoal e mais confiável e hoje em dia está sendo muito usado o WhatsApp. Outra coisa importante é o email de contato, se você tiver domínio próprio, melhor ainda!

Final
Eu finalizei o meu mídia kit com o mesmo padrão da capa com o link do meu blog e um agradecimento!

– Considerações finais
Adicione a página “Imprensa” caso seu blog tenha sido mencionado por alguma mídia, pois isso gera mais credibilidade.

Salve seu mídia kit em formato de PDF e coloque no google drive ou qualquer plataforma online de armazenamento de arquivos, isso facilita para as empresas.

Eu espero sinceramente, que ajude muito os meus amigos da blogosfera que sempre me perguntam como fiz o meu, qualquer dúvida estou a disposição aqui nos comentários!

Um meeega beijão,
Mihˆˆ

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5 comments

Reply

oiie, você poderia tirar só uma duvida minha por favor o google analytics é pago ou gratuito ?
Os: ameii o blog parabéns.

Reply

Olá Wandy,
É gratuito, basta cadastrar com sua conta do google 😉
Qualquer coisa estou por aqui 😉
Um super beijão,
Mihˆˆ

Reply

Dicas excelentes sobre esse assunto. Estudei um pouco na faculdade.

http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

Reply

Obrigada Emerson,
Agradeço o carinho 😉
Mihˆˆ

Reply

Preciso urgente fazer um mídia kit, amei suas dicas e sanou muitas dúvidas que eu tinha.

Beijos
mariaulhoa.com

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